A Campanha Dezembro Vermelho, organizada pelo Ministério da Saúde, busca mobilizar a população para a prevenção, assistência e proteção das pessoas infectadas com HIV/Aids. Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2022, cerca de 30 pessoas morreram de Aids por dia.
Uma das ações recomendadas após o sexo desprotegido, segundo o infectologista Kelson Veras, é que seja feita uma avaliação de risco e tomada uma medida de prevenção de urgência, como a Profilaxia Pós-Exposição (PEP). Segundo o médico, o prazo é fundamental para a eficácia preventiva “O tratamento consiste na ingestão de medicamentos até 72h após relações sexuais. A atenção ao prazo reduz o risco de contrair o HIV, hepatites virais e outras IST’s.”
Doenças sexualmente transmissíveis:
- Gonorréia;
- Clamídia;
- Sífilis;
- Herpes Genital;
- Papilomavírus Humano (HPV);
- Hepatite B
A testagem é fundamental para investigar algum sintoma sugestivo. No entanto, algumas infecções são silenciosas, como o HIV, a sífilis e a hepatite B. Para Veras, é importante incluir no check up anual alguns exames: “É importante a inclusão do teste durante os exames anuais em todas as pessoas com vida sexual ativa. As mulheres devem ser testadas para HIV, Sífilis, Clamídia e Gonorréia no início da gravidez, com retestagem no terceiro trimestre se houver risco contínuo”. relata.
Quanto ao Papilomavírus Humano (HPV), um protocolo diferente é adotado. “Para indivíduos com risco médio, o rastreamento deve começar aos 25 anos de idade, com a testagem primária de HPV a cada 5 anos até os 65 anos”, ressalta Veras.
Como prevenir a transmissão de IST’s:
- Usar camisinha masculina ou feminina em todas as relações sexuais;
- Realizar exames para HIV, Sífilis e Hepatites Virais B e C;
- Imunizar-se contra a Hepatite A (HAV), Hepatite B (HBV) e HPV;
- Discutir com parceiro(s) sobre a testagem para HIV e outras IST’s;
- Observar o corpo durante a higiene pessoal para identificar sinais de infecção;
- Procurar um profissional de saúde se houver qualquer sinal ou sintoma;
- Comunicar ao parceiro diante de qualquer sintoma
Onde posso fazer a testagem?
O SUS oferece gratuitamente testes para HIV, Sífilis e Hepatites B e C. Para isso basta procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) mais próximo.
Importância da educação para prevenir e tratar
A informação desempenha papel de destaque na prevenção e tratamento da HIV/AIDS e outras IST ‘s. Para Veras, a educação deve estar presente onde a sociedade está, com uma linguagem simples e acessível a todos com vida sexual ativa: “A educação para a prevenção do HIV não se limita apenas às escolas, mas também deve ser direcionada a grupos específicos, como gestantes, usuários de drogas injetáveis e homens que fazem sexo com homens. A educação eficaz pode ajudar a alcançar metas como, zerar novas infecções, diminuir a discriminação e zerar a mortalidade relacionada às infecções por IST’s”. pontuou.
A disseminação de informações corretas é fundamental para a saúde pública. Se você gostou do conteúdo deste artigo pode obter mais conteúdos sobre o tema em: