Um estilo de vida com atividade física e alimentação balanceada traz diversos benefícios para a saúde e bem-estar. No entanto, com a rotina corrida que muitos brasileiros levam, acaba sendo mais fácil recorrer a alimentos ultraprocessados e ao sedentarismo. O problema é que esses hábitos a longo prazo podem ocasionar sobrepeso e doenças.
Uma dieta equilibrada e saudável varia de indivíduo para indivíduo, mas para a nutricionista clínica e oncológica, Socorro Coelho, a base alimentar é a mesma para todos “A chave está na variedade e equilíbrio. Consumir alimentos de todos os grupos: frutas, verduras, legumes e proteínas (vegetais e animais), fontes de gorduras boas (castanhas, sementes e grãos) ajuda a fornecer nutrientes essenciais.” afirmou.
A hora de montar o prato pode ser divertida e fugir da monotonia de refeições repetidas e sem sabor. Utilizar a criatividade para preparar pratos coloridos e in natura é uma boa opção para crianças e adultos.
Com a alta carga de informações na mídia, nas redes sociais e nos nossos círculos sociais é comum ouvir mitos sobre a alimentação saudável. Segundo Coelho, alimentos ricos em carboidratos, uso de suplementos e dietas divulgadas na mídia são erros amplamente divulgados entre a população. “É importante buscar informações confiáveis, evitar modismos, e sempre que possível, procurar o acompanhamento de nutricionista para melhores orientações.” destaca.
Outro aspecto importante que afeta o bem-estar é o sedentarismo, o educador físico Paulo Lula afirma que adotar este estilo de vida pode gerar problemas à saúde “Os principais riscos do sedentarismo são o aparecimento de doenças cardiovasculares, problemas de circulação sanguínea, problemas de locomoção e a queda da imunidade”.
O ideal é que todos adotem uma atividade física no dia a dia, para o educador físico, o importante é se movimentar com a supervisão de um profissional “A pessoa pode começar com caminhadas leves e o simples fato de se movimentar como: evitar o uso do carro para fazer pequenos deslocamentos, como ir comprar pão ou fazer compras perto de casa” pontuou.
Para quem busca orientações práticas sobre alimentação, o Guia Alimentar para a População Brasileira, e o Guia de Atividade Física para a População Brasileira, disponíveis no link abaixo, oferecem dicas acessíveis e adaptáveis ao dia a dia: