LabLife – Exames Laboratoriais

Controle Glicêmico no Novembro Azul Diabetes: Prevenção, Diagnóstico e Tratamento

O mês de novembro é voltado para conscientizar a população sobre os cuidados com a saúde. Além das campanhas contra o câncer de próstata, outro cuidado importante é com o controle da glicemia. A “Novembro Azul Diabetes” realizada pela Sociedade Brasileira de Diabetes – SBD busca chamar a atenção de toda a sociedade para a prevenção e cuidados com a doença. 

Segundo dados do Ministério da Saúde na pesquisa Vigitel Brasil 2023 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), o diabetes atinge cerca de 10% da população brasileira. Desse total, o diagnóstico abrange aproximadamente 11,1% da população feminina e 9,1% da população masculina.

Diante desse cenário, é fundamental que todos mantenham o controle glicêmico atualizado. Uma das medidas essenciais para verificar a saúde é realizar uma consulta anual com o médico de confiança e fazer os exames laboratoriais correspondentes. 

Nesse sentido, o médico endocrinologista Wallace Miranda afirma que o primeiro passo para mapear a doença é realizar uma busca ativa com seu médico: “A pessoa que tem parentes com diabetes, está acima do peso, não pratica atividade física, possui hipertensão arterial, colesterol alto ou síndrome do ovário policístico, ou teve diabetes gestacional durante a gravidez, deve ser investigada independentemente da idade”. 

Diabetes: Conheça os Principais Exames para o Diagnóstico

Alimentação e atividade física 

A alimentação e a atividade física são aliadas essenciais na prevenção de doenças e na promoção da saúde. No contexto do diabetes tipo 2, caracterizado pela resistência à insulina, uma dieta rica em alimentos in natura, a redução do consumo de produtos ultraprocessados, o aumento da ingestão de fibras e a prática regular de atividade física por pelo menos 30 minutos diários podem reduzir significativamente o risco de desenvolver a doença em até 70%. Embora o diabetes tipo 1 esteja associado a fatores genéticos, é igualmente importante manter uma alimentação balanceada e um estilo de vida ativo para todos.

Quando estamos bem nutridos e mantemos uma rotina de exercícios físicos, é comum observar a redução da gordura corporal e o aumento da massa muscular. Essa mudança nos percentuais de composição corporal pode ter um grande impacto na redução das chances de desenvolver doenças, como o diabetes. Vale ressaltar que, no mundo atual, a prática regular de atividade física e uma alimentação de qualidade não apenas melhoram a saúde, mas também promovem um maior bem-estar e vitalidade tanto do corpo quanto da mente.

Você está procurando pelo Dr. Wallace Miranda para consultas em endocrinologia? Ele atende na Clínica Endocrinos, que está localizada na Av. Lindolfo Monteiro, 750, no bairro de Fátima, em Teresina – PI. O endereço é 64049-440. Se precisar de assistência especializada em questões relacionadas ao diabetes e outras condições endócrinas, essa é uma boa referência para você.

Últimas notícias

Dezembro Vermelho: Campanha alerta sobre a prevenção e testagem para a Aids e outras IST’s

A Campanha Dezembro Vermelho, organizada pelo Ministério da Saúde,...

  • 13/12/2024

Confra 2024: Lablife celebra e recompensa o esforço dos colaboradores

  Na noite de sábado, 07 de dezembro, a...

  • 11/12/2024

Dezembro Branco Osteoporose: Campanha visa a prevenção e tratamento da doença

A osteoporose é uma das doenças que mais causam...

  • 10/12/2024